O microfone C1000S original da AKG foi lançado de volta em meados da década de 1980, quando os microfones de condensador existentes ainda eram muito caros para a maioria dos entusiastas da gravação em casa até mesmo contemplar possuir um. O back-electret C1000S deu àquela geração inicial de músicos de gravação um gosto do som do microfone do capacitor. Ele também encontrou seu caminho em muitas aplicações de som ao vivo, em parte porque era robusto, e também porque poderia ser executado a partir de uma bateria, em um momento em que muitos mixers ao vivo de orçamento não podiam fornecer energia fantasma de 48V.
No final da década de 1980, os microfones de capacitores acessíveis começaram a encontrar o caminho para o mercado da Rússia e da Alemanha Oriental, pressionando os construtores de microfones europeus de grande nome a encontrar modelos mais acessíveis para atender às necessidades da casa em expansão mercado de estúdio. Essa pressão aumentou ainda mais quando a China entrou no ato, e hoje há uma grande variedade de microfones de capacitor cobrindo todas as gamas de preços – de cerca de £ 50 até o preço de um carro pequeno!
Ao longo dessas três décadas, a AKG continuou a construir e vender o C1000S (com algumas pequenas mudanças de design ao longo do caminho), mas o que antes parecia um negócio inovador estava começando a parecer um pouco cansado entre a concorrência e, à medida que os usuários se tornaram mais discernido, o C1000S ganhou uma reputação de som um pouco menos aberto e brilhante do que os seus homólogos, com tendência para a dureza nos mids superiores. Claramente, era hora de revisitar o produto para atualizá-lo.
O revisado C1000S revisado aqui parece muito semelhante ao seu antecessor, sendo um microfone de pequeno diafragma em um formato de “fogo grosso”. O seu corpo de liga de elenco está finalizado em uma atraente tinta metálica azul-cinza e há um interruptor deslizante embutido para ligar ou desligar o microfone. Uma cesta de malha revestida de espuma é fixada na metade superior do corpo, que, quando desparafusada, expõe a cápsula e o compartimento da bateria. Todos os circuitos eletrônicos estão escondidos na metade inferior do corpo.
A cápsula de eletrodo traseiro com espiração de ouro foi projetada para lidar com níveis realistas de umidade e, onde não há energia fantasma, o microfone ainda pode ser alimentado por duas pilhas AA por até 120 horas – embora você tenha que se lembrar de trocar o microfone depois de usar para evitar drenar as baterias. Um LED de status da bateria adjacente ao interruptor de energia mostra a condição da bateria ao correr de baterias, e isso pisca algumas vezes depois de ligar o microfone para mostrar que a bateria está OK, ou se acende continuamente para mostrar que a bateria está nas últimas pernas. Há também um interruptor de corte de baixo de 80Hz e uma almofada de 10dB comutável, embora estes estejam localizados no compartimento da bateria, o que significa desatornar as duas metades do corpo para acessá-las. Esta é claramente uma medida de economia de custos, mas pelo menos impede a operação acidental durante a performance ao vivo.
Tal como acontece com o C1000S original, o padrão polar pode ser alterado de cardioide para hipercardióide, ajustando um widget plástico sobre a cápsula, o que significa novamente desparafusar as duas metades da carcaça. Um segundo widget de plástico oferece um aumento de presença adicional na faixa de 5 a 9 kHz, para otimizar o caractere do microfone em várias fontes de som de fala e instrumento. Ambos os widgets de plástico, um pára-brisa de espuma, um grampo de suporte e uma bolsa de armazenamento de tela são fornecidos com o microfone.
A nível técnico, o microfone é adequadamente silencioso para aplicações com mechas fechadas, com um ruído de entrada equivalente (IEN) de 21dBA, e sua sensibilidade é amplamente comparável com outros microfones de tipo similar. O SPL máximo com a almofada conectada é 137dB, e a faixa de freqüência é citada como 20Hz a 20kHz, com um amplo pico de presença de cerca de 4dB, começando em torno de 3kHz e a partir de 10kHz, sem o widget de reforço de presença instalado. Sendo um microfone de padrão cardióide, também há um aumento generoso de graves quando o microfone é usado de perto, como normalmente seria o caso do trabalho vocal ao vivo, mas usar o interruptor de baixo corte ajuda a equilibrar isso. Quando não estiver usando baterias, o microfone irá funcionar com alimentação fantasma em qualquer lugar entre 9V e 48V.
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